Sistema de Análise de Dados de Criminalidade desenvolvido pela UFC é apresentado a SSPDS

Representantes do Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará (UFC), professora Emanuele Santos, professor João Paulo Pordeus Gomes e o aluno de mestrado Alexandre Ribeiro Cajazeira Ramos, apresentaram um sistema de Visualização e Mineração de Dados para Análise de Dados de Criminalidade para a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS). O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira (3), no qual estiveram presentes o secretário André Costa, o secretário adjunto Alexandre Ávila, o secretário executivo Adriano Sales, o coronel comandante geral da Polícia Militar do Ceará, Ronaldo Viana, e representantes da Assessoria de Análise Estatística e Criminal (AAESC) da SSPDS.

O Sistema de Visualização e Mineração de Dados para Análise de Criminalidade está sendo desenvolvido pelo aluno de doutorado José Florêncio de Queiroz Neto, que idealizou o projeto. Atualmente ele está um estágio de doutorado em um laboratório de Análises Criminais, na Purdue University, no estado de Indiana, nos Estados Unidos. O sistema mapeia pontos com altos índices de criminalidade na cidade, além de apontar estatisticamente quais modalidades de crimes podem vir a ser cometidas em determinados locais. O mecanismo também permite que sejam realizados planejamentos estratégicos e redirecionamento de policiamento, baseando-se em manchas criminais.

De acordo com a professora Emanuele, o próximo passo é firmar o convênio entre a SSPDS e a UFC, para viabilizar a continuidade do projeto. Esse projeto é de benefício mútuo para as duas instituições, pois traz temas interessantes de pesquisa para alunos e professores da UFC e ajuda a coordenar os esforços de segurança de forma mais eficiente e eficaz. O secretário André Costa ressaltou a importância de sistemas como esse. “Uma das nossas grandes diferenças com relação ao crime é que temos a tecnologia ao nosso favor”, ressaltou o secretário.

Veja a notícia publicada no site da SSPDS.

Foto da reunião

Fonte: Assessoria de Comunicação da SSPDS.

Fonte: Profa. Emanuele Santos, fone: 85 3366 9837, e-mail: